Governo de Pernambuco inicia obras do Arco Metropolitano com investimento de R$632 milhões
Foto: Thalia Albuquerque/CNF PE
O Governo de Pernambuco autorizou, nesta sexta-feira (12), o início das obras do eixo norte do Arco Metropolitano, uma das principais intervenções viárias do estado. A construção ocorrerá no segmento 2 do lote 2, ligando a BR-232, em Moreno, à BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.
Com 25,32 km de extensão, o novo corredor visa melhorar a mobilidade na Região Metropolitana do Recife, aliviar o tráfego da BR-101 e impulsionar o escoamento da produção industrial e agrícola. As obras integram o programa PE na Estrada e contam com investimentos de R 632 milhões, com previsão de geração de 1.500 empregos diretos e indiretos.
Durante o lançamento, a governadora Raquel Lyra destacou o impacto positivo do projeto. “Essa obra ajuda Pernambuco a crescer. Ela garante o direito de ir e vir da população e cria vias alternativas para o escoamento da produção. Vai melhorar o trânsito e permitir mais tempo em casa com a família”, afirmou. A previsão de conclusão é de dois anos.
A governadora também anunciou que, em janeiro, será lançado o edital para a segunda etapa do trecho sul, entre a BR-408 e a BR-232, com investimento estimado de R$ 550 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.
Outro projeto em fase de planejamento é a duplicação da BR-232, entre São Caetano e Belo Jardim, com edital previsto para breve. Já o trecho norte do Arco, que ligará a BR-101 Norte à BR-408, segue com traçado indefinido por questões ambientais, já que deve passar pela Área de Proteção Ambiental (APA) entre Aldeia e Beberibe.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Governo de Pernambuco inicia obras do Arco...
Trecho entre Moreno e o Cabo de Santo Agostinho deve...
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Pernambuco registra queda de 28,1% nos crimes...
Redução atinge roubos a coletivos, cargas e celulares;...